FÓRUM REGIONAL DE EJA DO TERRITÓRIO DO SISAL
Em 13 de junho de 2008 foi implantado o Fórum Regional de EJA do Território do Sisal, o local foi o Departamento de Educação- Campus XIV da Universidade do Estado da Bahia- UNEB, em Conceição do Coité, município do Território do Sisal. Estiveram presentes os representantes dos municípios de: Conceição do Coité, Santa-Luz, São Domingos, Serrinha, Quijingue, Valente, Ichu, Retilorandia, Queimadas, Nordestina e Salvador. A presença dos movimentos sociais, poder público, educandos e educadores da EJA, gestores e a sociedade civil deram um caráter democrático ao encontro.
Motivados pela realização dos Encontros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos, e pelas ações locais de EJA, entidades parceiras e representações dos diversos segmentos (estado, município, igrejas , universidade, entidades governamentais , ONGS e movimentos sociais e populares) que atuam na EJA no Território do Sisal/Ba, pretendem discutir, mobilizar, articular e intervir nas ações locais e regionais de EJA, objetivando fortalecer os espaços de debates e reflexões no campo da Educação de Jovens e Adultos.
Atualmente a UNEB (Campus de Serrinha e Conceição do Coité), Instituto ARIRI, FATRES, DIREC 12, CODES, os alunos e professores da EJA e as Secretarias Municipais de Conceição do Coité, São Domingos, Santa Luz, Valente, Araci e Serrinha, compõem, fortalecem e dinamizam o Fórum Regional de EJA do Território do Sisal, que constitui-se como itinerante, visto o tamanho do Território do Sisal, buscando assim atender às demandas e especificidades dos “homens e mulheres de fibra” dos 20 municípios sisaleiros.
O Fórum Regional de EJA constitui-se como espaço público, permanente, não estatal e não institucional de articulação de entidades públicas, privadas e do terceiro setor; caráter regional, participação aberta e representação por entidade coletiva; constituído e organização por segmentos, possui uma direção colegiada (dois representantes de cada segmento), composta pela Universidade; Alunos e Professores de EJA; SEC/Estadual e Municipal; Movimentos Sociais e ONG.
Como metas, o Fórum Regional pretende traçar a Geografia da EJA do Território do Sisal, mapear as ações desenvolvidas em EJA nos diversos segmentos, organizar um Banco de Dados fazendo um levantamento de Temas e Referências- Estado da Arte das Pesquisas em EJA no Território do Sisal, disponibilizando as pesquisas: graduação, especialização, mestrado e doutorado e organizar Seminários Temáticos Semestrais (Socialização de Experiências). Com a implantação do Fórum Regional de EJA do Território do Sisal existe o desejo e a necessidade de fortalecer a rede de parcerias e estabelecer de fato a intersetorialidade na EJA, materializada numa interlocução permanente com diferentes setores que atuam nessa área, em prol do desenvolvimento de ações no contexto da educação de pessoas jovens e adultas dentro do Território do Sisal.
JUSTIFICATIVA
• Índice de Analfabetismo na Bahia e no Território do Sisal;
• Construção e fortalecimento de uma Rede de Parcerias no contexto da Educação de Jovens e Adultos no Território do Sisal.
OBJETIVO GERAL
• Contribuir para a formulação, debate interlocução e intervenção nas Políticas Públicas e Práticas Sociais de Educação de Jovens e Adultos na Bahia, como parte de uma Política Nacional de EJA.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Construir um espaço crítico de articulação, discussão e de reflexão, visando o fortalecimento da intersetorialidade na/com EJA dentro do Território do Sisal;
• Consolidar a compreensão do conceito de educação e aprendizagens de jovens e adultos como um direito humano que se efetiva ao longo da vida;
• Contribuir na construção de políticas estratégicas de implantação ou
fortalecimento da modalidade de EJA na Educação Básica na Bahia;
• Mobilizar os movimentos sociais e entidades da sociedade civil organizada na construção de políticas públicas que respeite a diversidade e complexidade;
• Propor, aos órgãos componentes, ações, convênios, programas e projetos relacionados a EJA;
• Promover e incentivar campanhas e mobilizações pelo direito e/ou promoção da EJA.
OPERACIONALIZAÇÃO DO FÓRUM
• Reunião Mensal; Reunião ordinária bimestral;
• Reunião ordinária, mensal da Coordenação; Encontro Anual, envolvendo enfoques temáticos e trocas de experiências.
CONTATOS: forum-eja-sisal@googlegroups.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.